A empresa Microcity no mercado brasileiro de tecnologia da informação, é hoje uma empresa com práticas sustentáveis e utiliza diversas ações de responsabilidade social. Para cada computador vendido, uma árvore é plantada, o que corresponde a mais de dez mil mudas de árvores plantadas por ano. Estas mudas são plantadas no Parque Ecológico do Rio Tietê, o maior parque linear do mundo localizado em São Paulo. Com este projeto, a empresa hoje, é neutra de carbono e foi certificada pelo IBDN - Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza. O IBDN é uma ONG que atua há 18 anos dedicando seus serviços à Educação e Preservação Ambiental e foi o órgão responsável pela neutralização da empresa Microcity.
Além disso, os suprimentos, como toners vazios recolhidos na Springer Carrier (um dos principais clientes da Microcity), e demais clientes para os quais prestam serviço de outsourcing de impressão, são recolhidos na Microcity pela Lexmark (líder no mercado em venda de cartuchos, impressoras e multifuncionais). A Lexmark possui um programa denominado - Programa de Recolhimento de Cartuchos, que os recolhe gratuitamente nas empresas clientes de todo o Brasil. Para tanto, a Microcity cadastra no site da Lexmark (www.planeta.lexmark.com.br) a quantidade de cartuchos a serem recolhidos. A Lexmark garante que os resíduos terão fim ecologicamente correto.
Os equipamentos retirados dos clientes (desktops, notebooks e impressoras) passam por uma revisão técnica da Microcity e são, posteriormente, comercializados como equipamentos seminovos pela unidade de negócios “Seminovos Microcity”. A unidade de seminovos vende os equipamentos para pequenas empresas e pessoas físicas, como também faz locações de curto prazo.
Os equipamentos que não passam no controle de qualidade da Microcity para a comercialização de seminovos tratados, são doados mensalmente para o CDI-MG, Comissão para Democraticação da Informática, ONG que realiza parcerias com empresas para inclusão digital e ensino em espaços informais ( CDI´s Comunidades ).
No caso da Microcity, a doação é destinada diretamente para a Fábrica de Cidadania, um dos projetos do CDI-MG, que incentiva a empregabilidade de jovens carentes, através de cursos gratuitos de assistência técnica. As máquinas doadas, que são remontadas pelos alunos nos cursos, e consideradas em condição de uso, são destinadas pela Fábrica de Cidadania aos CDI´s Comunidades. O processo de envio das sucatas à Fábrica de Cidadania acontece mensalmente, mas não existe certificação de doação.
A Microcity também é consciente de sua responsabilidade socioambiental. A empresa investe em programas de educação ambiental e procura minimizar o impacto de suas ações ao meio ambiente. Para isso, a empresa possui o Reciclacity, programa de conscientização ambiental, que mantém informado seu público interno sobre questões ambientais. Incentiva o combate ao desperdício, alerta quanto ao problema do lixo urbano e reforça para seus colaboradores a importância e vantagens da preservação ambiental. Todo o material reciclável coletado na empresa é destinado às instituições que transformam novos recursos.
No âmbito da sustentabilidade, a Microcity faz parte do Clube de Sustentabilidade de Minas Gerais formado por empresas de médio porte, que discutem o tema da sustentabilidade, ampliam conhecimentos e trocam experiências nos aspectos econômico, social e de meio ambiente. A iniciativa e gestão do Clube são do Banco Real, uma das instituições financeiras de maior referência no assunto. Ainda em parceria com o Banco Real, a Microcity apóia o programa Amigo Real, que facilita aos funcionários, fornecedores e clientes direcionar recursos, passíveis de dedução do Imposto de Renda, aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em 2007, a Microcity apoiou, especificamente, o projeto Viva a Vida, que atende a 215 crianças de famílias em condições sócio-econômicas precárias do Município de Ponto dos Volantes – MG.
Além disso, recentemente a empresa fez uma parceria com a ONG Junior Achievement. O resultado desta parceria será conscientizar cerca de 400 jovens do Ensino Fundamental de três escolas próximas à empresa. São essas: a Escola Municipal Emílio de Lima, a Escola Municipal César Rodrigues (Nova Lima) e a Escola Municipal Rubem Costa Lima (Macacos). Além da conscientização destes jovens sobre práticas sustentáveis, esta ação resultará em um projeto prático que será exercido pelos próprios alunos, auxiliados por seus professores que serão treinados pela Junior Anchievement.
Outros programas da empresa Microcity merecem destaque como Projeto Microcity de Artes Plásticas, o núcleo de Cultura Digital Microcity Kairós, programa Nossos Recursos e Economia Pessoal, Fábrica de Cidadania, Menor Aprendiz e Corredores do Reino.
Diante de todas suas ações sustentáveis, a Microcity mostra que qualquer empresa pode tomar atitudes socioambientais e cidadãs, começando com pequenas atitudes dentro da própria empresa que podem desencadear em grandes atitudes na comunidade e no mundo todo.